Leia o trecho abaixo, retirado do texto "Práticas de Escrita":"
escrever é uma prática social, isto é, resulta do desenvolvimento de uma tecnologia específica, de um conhecimento longamente assimilado durante anos de formação, o qual terá funções diferentes em épocas e lugares distintos, participando de inúmeras maneiras da dinâmica da sociedade".
Explique a prática social da escrita assim compreendida a partir de um exemplo, demonstrando como essa afirmação é verdadeira.
(Pergunta da Fernanda)
A afirmação acima demonstra a relação indissociável entre a prática da escrita e as dinâmicas sociais na qual ela está iinserida. Como revela o próprio texto, as transformações na maneira de se conceber a escrita não surgem desconectadas de necessidades sociais e econômicas. Com o desenvolvimento do comercio na Mesopotâmia, por gráficas que resolvam tal problema.
Ao longo da história essas necessidades e ambições vão se transformando, tecendo, assim, novos horizontes para os usos e as técnicas empregadas na prática da escrita, o que nos mostra que escrever não é apenas um aperfeiçoamento técnico situado em uma escala evolutiva que linear comum a todos os povos. Escrever é uma representação de mundo e uma ferramenta interpretativa de um universo de referências, portanto o que pode parecer primitivo para um povo para outro atende perfeitamente as suas necessidades.
Além disso, a representação (desenho) propriamente dita da escrita é também uma forma de identidade da sociedade, já que nela também estão presentes todo um universo de referencias próprio de cada povo. . O simples fato de hoje o alfabeto romano estar tão difundido e ser utilizado em diversos países revela uma aproximação no decorrer da história entre os povos, uma maior comunicação entre eles e a necessidade de utilizar uma forma de escrita capaz de se adequar as várias e cada vez mais velozes transformações sociais A combinação das letras no alfabeto romano proporciona a formação de infinitas palavras, o que para a sociedade atual, repleta de descobertas e incorporação de palavras estrangeiras a todo o momento, é um recurso fundamental para saciar essa demanda.
Escrever é sem dúvidas uma prática social.

Esta sua resposta está boa no conteúdo, mas faltou revisão de texto...
ResponderExcluirBeijos, Márcia.